sábado, 27 de julho de 2013

Onde comer e o que fazer em Montevidéu...

Olá novamente!
Então, comecei pela ordem inversa... sorry, agora já era...
Na verdade, a viagem foi planejada a partir de Porto Alegre, depois para Montevidéu (de bus), Colônia e depois de BUQUEBUS para Buenos Aires.
Nos hospedamos no URBAN EXPRESS, que fica na Rua Andes bem próximo de tudo e custou R$377,00 para 2 diárias (quarto triplo); foi a melhor escolha que fizemos, depois conto porque...
Chegando a Montevidéu, percebemos que seria tranquilo se locomover pois alguns pontos turísticos são muito próximos e isso você percebe no mapa mesmo.
Como nos hospedamos próximo, fomos logo para a Plaza Independencia e a porta que separa a cidade velha da nova, seguimos pela cidade velha, passando pela Plaza Constituicion até achar o Mercado del Puerto, lugar mágico pra se fotografar, admirar e claro... COMER!!!

OBS: Conseguimos um câmbio bom e trocamos 1 real por 8,70 pesos uruguaios. Entonces, cuidado ao converter os valores... uma dica é arredondar e dividir o valor por 8.

Depois de andarmos um pouco e observar a linda arquitetura, escolhemos o lugar onde faríamos nossa primeira refeição no Uruguai e o eleito foi.... o EL PALENQUE.
O preço foi meio salgado, em comparação ao resto do Uruguai e o preço do vinho típico também (se comparando com Colônia)...
Não lembro o preço ao certo de cada prato, mas nossa conta deu 1.670 pesos uruguaios, no total incluindo uma garrafa de vinho da casa, o Tanaz, que custou 330 pesos, a garrafa e os pratos para 3: cordeiro, frango e picanha. O preço foi proporcional ao tamanho da carne, olha só...

Em seguida, demos uma caminhada mas o museu do carnaval estava fechado, daí resolvemos dar uma esticadinha no Café PUNTA BALENA, que também é uma marca de alfajores, maravilhosos por sinal...
e
Tomamos um capuccino e compramos logo uma caixa fechada com 10 alfajores PLAY com duplo recheio, simplesmente MA-RA-VI-LHO-SO!!!
O bacana do café é que tem muuuita variedade e você pode sortir sua caixa, isso é escolher vários sabores e pagar um preço fechado; além do visual e do atendimento excelente.
Os preços em média são:
Capuccino - 70 pesos ,cafezinho - 45 pesos. E a caixa com os alfajores custou 100 pesos que dividimos por 3.
Na volta do café, pegamos a visita guiada ao teatro Solís que custa 20 pesos em espanhol e 50 pesos em português e vale muito a pena pois o teatro é liiiindo!
Só pra dar uma ideia... essa é a recepção do teatro...


Voltamos para o hotel e decidimos andar pela avenida principal( Avenida 18 de Julio) para encontrar um lugar pra petiscar...
E encontramos o EL NAVIO,(que fica na esquina da 18 de Julio com a Rio Branco) uma lanchonete com uma atendente muuuito simpática que entende perfeitamente o português e tem lanches gostosos com preços acessíveis:
Aproveitei para experimentar o tradicional Chivito (tipo um hamburguer, só que com um bife ao invés da carne industrializada e acompanha uma porção gigante de batatas) que custou 170 pesos,uma jarra de suco de laranja de 500ml que custou 115 pesos e empanadas que custam 38 pesos cada.
Isso foi o primeiro dia da nossa viagem, mas pode deixar que tem mais e aí vai:

Segundo dia:

Estávamos decididos a visitar o shopping Punta Carretas, que já foi uma prisão e tem uma arquitetura muito bonita com arcos e colunas maravilhosamente conservados.
Fomos de táxi até lá o que custou em média, 100 pesos ou um pouquinho mais, porém não lembro agora... hihihi

Como estávamos cansados, dormimos até um pouquinho mais tarde e já fomos procurando um lugar pra comer, claro!
Logo de cara, vimos o DOM PEPERONE lindíssimo por sinal e consideramos a hipótese de almoçar lá... E valeu muuuito a pena. Eles possuem um menu completo, com 3 opções em cada dia da semana, incluindo: Prato principal com guarnição, sobremesa e uma bebida (água, refri ou vinho) por 330 pesos.
Escolhi merluza ao molho de legumes... simplesmente MA-RA-VI-LHO-SO, fora o visual lindo de bonito....
Depois de conhecer o shopping e almoçar resolvemos voltar para a região central da cidade para visitar museus e conhecer o CAFE BRASILERO muito recomendado pelo Ricardo Freire no VIAJE NA VIAGEM; resolvemos pegar um ônibus dessa vez, que custou 20 pesos por pessoa. Descemos na Plaza Independencia e seguimos pela Sarandí, onde nos deparamos com o MUSEU TORRES GARCIA  e resolvemos visitar já que eu tinha lido muitos elogios... a entrada custou 70 pesos e tinha uma programação especial com crianças, mas não atrapalhou em nada... Tenho a dizer que me encantei com a história e as obras de Torres Garcia, que embora fosse uruguaio morou na Espanha e nos Estados Unidos e alcançou destaque pelo simbolismo. Gostei muuuuito.
Em seguida nos encaminhamos para o museu do carnaval, mas chegamos 5 minutos depois de fechar... a entrada custa 50 pesos (eu já tinha pesquisado na net, não lembro onde...).
Decidimos então dar uma passadinha numas lojas de "regalos" e achamos bem pertinho dali uma loja que aceitava reais na proporção de 1 real = 10 pesos. Gastamos uns 90 reais em presentes, os três juntos... lá tem muuuita variedade de camisas do uruguai, cinzeiros, chaveiros, canecas e etc, tudo com precinho bem bacana.
Seguimos para o CAFE BRASILERO que tem um ambiente tranquilo e muito aconchegante, além de excelente atendimento, menu em português e preços justos, o que me deixou bem feliz...
Pedi uma torta de maça com amêndoas e um café e foi uma das melhores tortas que já comi na vida... hummm... O total gasto por nós 3 foi de 450 pesos; em média 150 pesos por pessoa.

Depois retornamos ao hotel para deixar os presentes e descansar um pouco. Depois retornamos ao El Navio e comemos uma pizzeta...

Um comentário: